Produtividade e Cooperação em Época de Crise

Produtividade e Cooperação em época de crise

Irei começar esse artigo, discorrendo sobre algumas palavras desse título:
Produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável. É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado.

Produtividade no seu dia a dia
Produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável.

Eu gosto muito desse termo e tento aplicá-lo na vida pessoal e profissional para atingir o melhor resultado, sempre.
Trabalhei em uma Consultoria que quando descobria uma solução “interessante” era instigado a pesquisar, testar e construir uma melhor e a partir de então, uso como mantra para tudo o que faço, descubro, vivencio ou realizo, tudo sempre pode ser melhorado.

Produtividade e Cooperação em Época de Pandemia
Sempre há mais de um caminho para se realizar alguma tarefa, porém, cabe a você escolher a melhor opção

Quando não conseguia fazê-lo, pelo menos havia ampliado os horizontes sobre aquele tema e conhecido melhor a solução desenvolvida.
Cooperação é uma ação conjunta para uma finalidade, objetivo em comum. É uma relação baseada entre indivíduos ou organizações, utilizando métodos mais ou menos consensuais. A cooperação opõe-se, de certa forma, à colaboração e mesmo a competição.
As formigas são um exemplo perfeito de cooperação. Elas são insetos sociais e trabalham juntas para levar objetos muito maiores do que elas até o formigueiro. Tarefas como coletar alimento, defender o formigueiro e cuidar das larvas e pupas são divididas entre os membros do formigueiro.

Trabalho em Equipe
Existem vários caminhos mas somente um que atinge a produtividade

Estamos vivendo dias que a cooperação está em xeque: O relacionamento humano foi deixado de lado e as pessoas querem saber apenas dos resultados e não mais em como produzir o melhor resultado. Para isso abrem mão do material mais importante das empresas: PESSOAS!
Época: Do latim epŏcha, o termo época permite fazer referência a diferentes conceitos relacionados com o tempo. Trata-se, por exemplo, da data de um evento a partir do qual se começam a contar os anos.
Uma época é, por outro lado, um período temporal que se pode distinguir ou definir pelos eventos históricos que tiveram lugar durante o mesmo e que determinaram os seus modos de vida: Por exemplo, iniciamos uma época em que o trabalho digital se tornou mais do que necessário, onde entregas rápidas foram incorporadas ao dia-a-dia das pessoas para manter a sobrevivência e o acesso à Internet se tornou vital para o trabalho e para a vida pessoal.
Crise é uma mudança brusca ou uma alteração importante no desenvolvimento de um qualquer evento/acontecimento. … Crise também é uma situação complicada ou de escassez. Uma pessoa pode atravessar diversas crises. Uma crise de saúde ocorre quando se passa por uma mudança importante no decorrer de uma doença.
Sei que é uma palavra carregada de notícias tristes mas temos que lidar com esse tema da melhor maneira possível, pois o globo terrestre está em crise.

Crise Mundial

É sabido que mais de 1/3 da humanidade está em casa, privada da liberdade de ir e vir, algo essencial e previsto nas Constituições dos países, porém, nesse momento, especialmente por causa da crise.
Qual a causa da crise? Um novo vírus oriundo da China em Dez/19 e que até o momento sacrificou a vida de mais de 600.000 pessoas em mais de 177 países e por esse motivo, o mundo está em stand-by!
Neste momento é imprescindível que nós reconheçamos nossa fragilidade como meros humanos e busquemos a Deus através de orações, independente do credo religioso, pois tenho a confiança de que iremos sair dessa situação mas não devemos nos esquecer da nossa família pois nunca estivemos tão próximos de nossos entes queridos como agora e a poucas semanas atrás, a família era colocada em segundo plano (pelo menos para alguns).
Agora vou juntar todos os termos descritos acima em uma única frase: “Produtividade e Cooperação em época de crise”
Seria possível existir tal junção nesse momento? SIM
E será dessa forma que iremos vencer esse inimigo invisível que desacelerou o mundo em que os dias estão passando em câmera lenta: A economia está sendo reescrita de uma forma que nunca iríamos imaginar, com uma recessão global, redução do PIB em muitos países os sistemas de saúde estão entrando em colapso e nunca havíamos presenciado tal desaceleração desde os atentados às Torres Gêmeas, nos EUA, pois dessa vez não foi em um país, foram em todos.
Nesses últimos dias a cooperação está sendo extremamente exigida seja dos países no combate ao vírus COVID19 seja das empresas solicitando cada vez mais a integração dos seus colaboradores para que o trabalho remoto seja produtivo ou melhor que o trabalho presencial e que atualmente somente com essa cooperação iremos sobreviver.

Que Deus nos ajude!

Deixe um comentário!

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: